
Doar leite materno salva a vida de recém-nascidos
1 litro é suficiente para alimentar até dez bebês prematuros por dia
A doação de leite materno é fundamental para auxiliar no desenvolvimento de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados nas UTIs Neonatais. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta realizar os exames de sangue solicitados para confirmar se está apta a doar. “Sou mãe de um bebê de sete meses e também sou doadora de leite materno. É mito a fala de que se a gente doa, irá faltar leite para o nosso filho. Quanto mais doamos, mais produzimos leite”, diz Amanda Lelles Alves, enfermeira do Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI).
Isabela Luisa de Almeida, enfermeira obstétrica e supervisora do Centro de Parto Normal do HMDI, afirma que o leite materno possui todos os nutrientes necessários para o recém-nascido até o sexto mês de vida. Dentre os benefícios do aleitamento estão a maior possibilidade de recuperação, proteção contra alergias, diarréias, infecções respiratórias, fortalecimento do sistema imunológico e o menor risco do desenvolvimento de câncer infantil, como leucemia e linfomas. “O leite materno é um alimento extremamente rico em nutrientes nas condições ideais de temperatura, e próprio para consumo. Os benefícios são inúmeros, é um leite perfeito e que vale ouro”, explica.
Cada 1ml já é o suficiente para nutrir o bebê cada vez que ele for alimentado
Segundo o Ministério da Saúde (MS), no Brasil existem 222 Bancos de Leite Humano presentes em todos os estados e 217 postos de coleta. O país é referência na doação de leite materno e possui a maior Rede de Bancos de Leite Humano do mundo (de acordo a Organização Mundial da Saúde).
Kallyta Ribeiro dos Santos é mãe de primeira viagem da Heloá, que nasceu prematura com 29 semanas e 5 dias no HMDI, e elogia as doadoras que forneceram leite para sua filha se recuperar com saúde. “Eu tenho só que agradecer, porque se não fossem as doadoras a minha filha não teria como se desenvolver. O leite materno é tudo que a criança precisa”, afirma.
O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é celebrado anualmente em 19 de maio e tem o objetivo de incentivar a doação deste importante alimento aos bebês prematuros ou aqueles que não podem ser amamentados pelas mães. Além disso, é dedicado à disseminação de informações sobre a importância do aleitamento materno e a divulgação dos Bancos de Leite Humanos presentes em cada município brasileiro, como afirma a enfermeira Isabela Almeida: “A doação do leite materno é importante pois afeta positivamente o desenvolvimento dos bebês. É através deste leite que conseguimos salvar muitas vidas”, finaliza.
Saiba como ser uma doadora:
Como doar ao Posto de Coleta do HMDI
As interessadas devem entrar em contato no WhatsApp do Banco de Leite do HMDI através do número (62) 99604-7570 e agendar atendimento. No dia e horário marcado, será feito o cadastro e exames de sangue para confirmar se a puérpera está apta a doar. Se tudo estiver dentro da normalidade, a mulher receberá instruções de como fazer a coleta e armazenamento do leite corretamente.
Semanalmente, a equipe do Banco de Leite do HMDI irá até a residência da doadora recolher os frascos com o leite materno, que posteriormente passará pelo processo de pasteurização e será destinado aos bebês internados da unidade.
Como doar ao Banco de Leite Humano da MNC
Qualquer puérpera que queira doar ou ser orientada sobre a amamentação com o leite materno humano, pode e deve procurar o Banco de Leite na Maternidade Nascer Cidadão. Para isso, nos casos de doação, é necessário ir à Unidade uma única vez (no período diurno), sem a necessidade de agendamento prévio. No Banco de Leite será feito o preenchimento da ficha de cadastro, contendo os dados da mãe, do bebê e endereço. Será coletada amostra de sangue para exames, além de serem repassadas à mãe todas as orientações sobre como retirar, armazenar e acondicionar o leite humano no refrigerador de casa até a busca domiciliar pela equipe técnica. E, uma vez coletado o leite, ele passa pelo processo de pasteurização, no qual faz todo o tratamento para que seja disponibilizado no banco de leite para doação dentro da Unidade aos recém-nascidos conforme prescrição médica.
Além destes, a puérpera pode procurar em Goiânia pelo Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Mulher, pelo número (62) 3956-2921 ou ir diretamente no endereço: Av. R-7, s/n, Setor Oeste-Coimbra.
Saiba como extrair o leite em casa e doar a bebês que precisam:
Higiene pessoal
- Use touca ou lenço para cobrir os cabelos
- coloque máscara para cobrir nariz e boca
- lave as mãos com água e sabão
- Lave as mamas apenas com água
- Seque as mãos e mamas com toalhas limpas
Local adequado para retirar o leite
Escolha um local tranquilo, limpo e confortável e evite conversar enquanto estiver coletando o leite das mamas.
Como preparar o frasco
Lave o frasco de vidro de boca larga , com tampa de plástico e ferva-os por 15 minutos a partir do início da fervura. Logo após escorra-os com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar. Feche o frasco sem tocar as mãos na parte interna da tampa.
Como retirar o leite das mamas
Pode ser retirado de forma manual ou através da bomba elétrica para tirar leite materno.
Como guardar o leite retirado
Anotar data e horário em que realizou a coleta do leite e guardar imediatamente no congelador.
Como conservar o leite congelado
O leite extraído pode ficar no congelador até 10 dias. Todo leite descongelado não deve ser congelado novamente.
*Todas estas informações são repassadas pela equipe do Banco de Leite Humano e/ou Postos de Coleta.
Por Jéssica Valério
Edição de Monique Pacheco
comunicacao@fundahc.com.br
Categorias: Notícias Principais