Célia Câmara recebe Prêmio Dr. Pinotti2

Célia Câmara recebe Prêmio Dr. Pinotti

Em 31/05/23 18:33. Atualizada em 31/05/23 19:10.

Maternidade pública gerida pela FUNDAHC está entre as 5 unidades de saúde do Brasil reconhecidas em 2023 pelo trabalho social e humano desenvolvido na assistência à mulher

O Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) recebeu nesta quarta-feira, 31 de maio, em solenidade no Congresso Nacional em Brasília, o Prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher”. O título é concedido anualmente pela Câmara dos Deputados a cinco entidades governamentais e não governamentais de todo o Brasil cujas ações se destacam pela promoção do acesso e qualificação dos serviços de Saúde da Mulher.

O diretor-geral da maternidade, Marcelo Cupertino, agradeceu os parlamentares que indicam as instituições ao prêmio por reconhecerem suas persistência e resiliência, em especial à deputada Flávia Morais, que indicou o HMMCC. “É com muito orgulho que estamos aqui, um hospital novo, jovem, com 3 anos de vida. Agradeço todos os profissionais presentes na instituição, que são esqueleto e realizam a real assistência à Saúde da Mulher. Esse prêmio traz o sentimento de cumprimento do dever, que ainda temos muito o que fazer. Dá forças para que, no futuro, a gente consiga dar ainda mais assistência, melhores condições de atendimento”, pontuou, logo após receber o prêmio pelas mãos da deputada Maria do Rosário (PT-GO).

Célia Câmara recebe Prêmio Dr. Pinotti2

Diretora-executiva da FUNDAHC, Lucilene Maria de Sousa acompanhou a solenidade em Brasília. “A FUNDAHC atua para entregar uma assistência cada vez mais humanizada, eficiente e de qualidade aos usuários do SUS e ficamos honrados com esse reconhecimento. Os mais de 700 profissionais que trabalham no HMMCC vestem a camisa e nos auxiliam nesse propósito. Muito obrigada a cada um”, comentou.

Ana Tamiris Perini, diretora-técnica do HMMCC; Maxsuel Pedreira, diretor administrativo; Cristiano Crispim, gestor administrativo da FUNDAHC; e Cynara Mathias, superintendente de Atenção à Saúde de Goiânia, acompanharam a solenidade.

Célia Câmara recebe Prêmio Dr. Pinotti3 Célia Câmara recebe Prêmio Dr. Pinotti4

“O Hospital Célia Câmara teve um impacto gigantesco no tratamento de mulheres, incluindo gestantes e puérperas com Covid, desde o ano de 2020. Este prêmio reconhece o trabalho desempenhado por toda a equipe de profissionais que atuam diariamente no Célia e prestam assistência humanizada às pacientes”, finalizou Ana Perini.

Indicação

Cada deputado ou senador pode indicar até uma entidade de seu Estado, conforme Resolução nº 15/2009 e Ato da Mesa nº 62/2010. Os agraciados com o prêmio são escolhidos por um Conselho Deliberativo formado por um representante de cada partido, indicado por seu respectivo líder. A escolha se dá por voto direto. Os cinco indicados mais votados (maioria simples) serão os agraciados do ano.

A deputada federal Flávia Morais (PDT-GO) pontuou ter indicado o HMMCC pela atuação humanizada e atenciosa às mulheres. “O Hospital Célia Câmara, que hoje tem uma gestão compartilhada com a FUNDAHC e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, é, com certeza, um modelo que foi pensado para dar à mulher gestante esse atendimento humanizado”, disse, lembrando da atuação da unidade também no combate à pandemia da COVID-19: “Prestou um serviço de extrema relevância naquele momento, atendendo pacientes e gestantes em situação de contaminação pelo covid. (...) Hoje, continuam com atendimento humanizado, reconhecido, uma referência muito importante à mulher gestante”.

Dr. Pinotti

Entre muitas atuações de destaque, José Aristodemo Pinotti foi médico ginecologista; presidente da Associação Brasileira de Reprodução Humana e Nutrição Materno Infantil (Renumi, 1975-1988); diretor executivo do Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM/Unicamp, 1985-1986); presidente da Comissão Científica do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (PAISM, 1988-1992); diretor executivo do Instituto da Mulher do Hospital das Clínicas de São Paulo e chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da USP e secretário Especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo.

Desenvolveu inúmeras pesquisas relacionadas ao câncer de mama, teve mais de 1.300 publicações, dentre elas 37 livros científicos e cerca de 450 artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros. Na política, foi deputado federal eleito por três mandatos. Faleceu em julho de 2009, aos 74 anos.

Por Monique Pacheco, assessora de comunicação da FUNDAHC
comunicacao@fundahc.com.br