HMDI COMEMORA 11 ANOS COM MAIS DE 56 MIL PARTOS REALIZADOS 1

HMDI COMEMORA 11 ANOS COM MAIS DE 56 MIL PARTOS REALIZADOS

Em 16/06/23 17:05. Atualizada em 16/06/23 17:05.

A unidade de saúde pública foi reinaugurada em 2012 com foco no atendimento humanizado

O Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI)  completa 11 anos neste sábado, 17 de junho e já soma mais de 56 mil partos, 421 mil atendimentos médicos ambulatoriais e de emergência, 900 mil exames laboratoriais, de ultrassonografia e mamografia e 245 mil atendimentos multiprofissionais. A unidade de saúde com mais de 770 profissionais é referência no estado de Goiás para o parto humanizado. Tão verdade, mais de 30% dos atendimentos são prestados a pacientes que residem fora de Goiânia.

HMDI COMEMORA 11 ANOS COM MAIS DE 56 MIL PARTOS REALIZADOS 6

Equipe do HMDI na solenidade de aniversário da instituição.

“Tudo isto é fruto de um trabalho que vem sendo construído desde os primórdios, mas que temos intensificado cada vez mais. Quero deixar meu muito obrigado às pessoas que são responsáveis diretas pelo crescimento, amadurecimento e acolhimento  que o HMDI oferece à população goiana”, pontuou Rogério de Paula, diretor-geral do HMDI, durante solenidade em celebração à data nesta sexta-feira, 16.

De acordo com a diretora-executiva da FUNDAHC, Lucilene Maria de Sousa,  a gestão tripartite da maternidade entre Fundação, Universidade Federal de Goiás (UFG)  e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é sinônimo de sucesso. “Ressalto que todo este trabalho só é possível com as parcerias estabelecidas.  É  com muita alegria que a FUNDAHC está há 11 anos à frente da gestão do Dona Íris e, ao longo deste período, sempre atuamos no campo da formação em saúde, na organização dos processos de trabalho e na garantia de assistência a todos os usuários que procuram atendimento de forma humanizada e respeitosa, então temos muito a comemorar”, assinalou.

A maternidade Dona Íris segue as normativas da Rede Cegonha e prioriza todos os métodos para a realização de um parto seguro, conforme as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS). A unidade possui os títulos de Hospital Amigo da Criança e é certificada pela Organização Nacional de Acreditação como ONA nível 1, porque segue critérios rigorosos para a segurança do paciente e visa a prestação de serviços humanizados e de qualidade.

HMDI COMEMORA 11 ANOS COM MAIS DE 56 MIL PARTOS REALIZADOS 2Representantes da FUNDAHC, SMS E UFG estiveram presentes na comemoração.

Na solenidade, Helliny Carneiro, Pró-reitora Adjunta de Graduação da Universidade Federal de Goiás, ressaltou que o compartilhamento da gestão é ponto chave na condução do Dona Íris. “Este convênio entre UFG, FUNDAHC e Secretaria Municipal de Saúde tem demonstrado a ascensão e crescimento cada vez maior do HMDI e traz assistência não somente à população de Goiânia, mas também do interior do estado”, explica.

Durante os atendimentos,  é aplicado o método canguru, que estimula o fortalecimento do vínculo mãe e bebê através do contato pele a pele e amamentação nas primeiras horas de vida. Carollyna Cristina de Paula, 24, é auxiliar administrativo e teve a filha no Dona Íris. “Foi meu segundo parto no HMDI, e só tenho a agradecer à equipe, que foi bastante atenciosa comigo e minha bebê, tiraram minhas dúvidas e meu esposo pôde acompanhar o parto, muito obrigada”, diz.

Dona Íris é uma maternidade de alto risco que oferece atendimentos de urgência e emergência obstétrica e ginecológica para gestantes 24 horas por dia, o que a torna referência para outros hospitais, conforme afirmado por Luciano de Moura Carvalho, subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde: “As unidades de média e alta complexidade têm um papel orientador e motivador para as demais áreas. Hoje é um dia de festividade, mas também momento para refletirmos sobre os desafios à frente e no que podemos melhorar para prestar cada vez mais o melhor atendimento aos goianos”, explicou.

Telma Cruz, primeira-dama de Goiânia, participou do evento em comemoração aos 11 anos do HMDO representando o prefeito Rogério Cruz e destacou o cuidado visível dos profissionais com os pacientes: “Estando presente no Dona Íris, conferimos de perto o que as pessoas falam sobre a excelência da maternidade, isto principalmente por conta dos profissionais que realizam o trabalho com maestria e sobretudo amor”.

HMDI COMEMORA 11 ANOS COM MAIS DE 56 MIL PARTOS REALIZADOS 3

HMDI COMEMORA 11 ANOS COM MAIS DE 56 MIL PARTOS REALIZADOS 4