Vacina BCG protege contra a tuberculose

Vacina BCG protege contra a tuberculose

Em 01/07/23 19:34. Atualizada em 01/07/23 19:34.

No dia 1º de julho, unidades de saúde fazem alerta à população sobre a importância de vacinar recém-nascidos e crianças

A vacina BCG está disponível gratuitamente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte do Plano Nacional de Imunizações (PNI), prevista no calendário nacional de vacinação do recém-nascido. De acordo com Wilson Arantes, médico infectologista da Maternidade Nascer Cidadão (MNC), a vacina protege contra as formas graves de tuberculose em qualquer fase da vida. “É uma doença grave, infecciosa, transmissível que nas crianças pode ter uma evolução muito ruim , como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea”, explica.

Vale ressaltar que a doença não afeta apenas os pulmões, mas também ossos, rins e meninges (membranas que revestem o cérebro). A transmissão é feita através de gotículas de saliva dos contaminados, ao falar, tossir ou espirrar, mesmo que não manifestem os sintomas característicos da doença.

Vacina BCG protege contra a tuberculose

Crianças com até 4 anos devem ser vacinadas. Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil 

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina confere 78% de proteção ao tipo mais comum de tuberculose e reforça o sistema imunológico contra as formas mais graves da doença. Aplicada no braço direito, a BCG é conhecida por deixar uma cicatriz. “A vacinação é totalmente segura! Por ser a única vacina intradérmica, desenvolve-se uma pequena lesão no braço que resolve naturalmente entre 3 a 6 meses. É dose única, sem nenhuma complicação com uma proteção enorme contra a tuberculose”, diz o médico.

A Maternidade Nascer Cidadão (MNC), o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) e a Maternidade Dona Íris (HMDI) aplicam a vacina BCG nas primeiras horas de vida do recém-nascido. Para se vacinar não é necessário nenhum cuidado prévio, apenas se atentar a não aplicar nenhum produto, medicamento ou curativo no local onde foi aplicada a vacina, mesmo que a criança/bebê queixa-se de dor, porque é normal desenvolver reação após a vacinação.

No Brasil, comemora-se o Dia da Vacina BCG anualmente no dia 1º de julho, a data serve para alertar a população sobre a importância de vacinar recém-nascidos e crianças. O termo “BCG” é originário de “Bacilo de Calmette e Guérin”, sobrenomes de Léon Calmette e Alphonse Guérin que em 1921 criaram a vacina, presente no nosso país há mais de 100 anos. 

 

Por Jéssica Valerio
Edição de Monique Pacheco
comunicacao@fundahc.com.br

 

Categorias: Notícias Principais