Maternidades municipais realizam o Teste do Olhinho, exame obrigatório em Goiânia

Maternidades municipais realizam o Teste do Olhinho, exame obrigatório em Goiânia

Em 10/07/23 17:10. Atualizada em 10/07/23 17:10.

Dia da Saúde Ocular, comemorado em 10 de julho, reforça importância de realizar o teste nos primeiros 30 dias de vida do bebê

O Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido popularmente como Teste do Olhinho, é um exame feito em recém-nascidos que consegue detectar anomalias através do reflexo da luz nos olhos do bebê.  “É um teste de rastreio para doenças graves que acometem as crianças

e aponta o desenvolvimento de doenças como retinoblastoma, catarata, glaucoma, infecções, traumas do parto e até mesmo cegueira, que serão confirmados com exames complementares”, é o que afirma a médica oftalmologista Talita Lima, responsável pelo setor de Oftalmologia do Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI).

Maternidades municipais realizam o Teste do Olhinho, exame obrigatório em GoiâniaRecém-nascidos precisam fazer o teste obrigatoriamente. 

Segundo a oftalmologista especialista em retina pediátrica, nos casos de alterações no resultado do teste do olhinho, o médico irá solicitar o exame de fundoscopia, que consiste na observação do fundo do olho para avaliar a retina e as estruturas internas. “É muito importante que os pais ou responsáveis solicitem a realização do teste do olhinho antes da alta e, de acordo com o resultado, peguem o encaminhamento para o bebê fazer a fundoscopia”, explica a médica.

Conforme a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), cerca de 60% das causas de cegueira ou sequelas graves visuais que afetam bebês e crianças podem ser prevenidas ou tratadas quando detectadas precocemente. Assim, no Dia da Saúde Ocular, comemorado anualmente no Brasil no dia 10 de julho, visa alertar a população sobre os cuidados, prevenção e diagnóstico de doenças oculares, que, se não tratadas corretamente, levam à perda da visão. 

O Teste do Olhinho é obrigatório em Goiânia pela Lei municipal  nº 9617, de 13 de julho de 2015, portanto, as maternidades públicas geridas pela FUNDAHC, Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI), Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) e Maternidade Nascer Cidadão (MNC), realizam gratuitamente para os bebês nascidos nas unidades. 

 

Por Jéssica Valerio
Edição de Monique Pacheco
comunicacao@fundahc.com.br

Categorias: Notícias Principais