Cê lia Projeto de leitura do HMMCC já recebeu mais de 350 doações de livros 3

Cê lia: Projeto de leitura do HMMCC já recebeu mais de 550 doações de livros

Em 18/07/23 12:08. Atualizada em 18/07/23 12:08.

Exemplares de variados temas ficam à disposição dos colaboradores no cantinho da leitura ou para levarem para casa

O ‘cantinho’ dos livros no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) surgiu a partir do projeto ‘Cê lia’, que visa o estímulo à leitura na unidade de saúde em um local acolhedor, humanizado e de conhecimento, direcionado principalmente aos colaboradores diretos e terceirizados da maternidade. Segundo Kátia Gesa, Gestora de Qualidade do HMMCC, desde a inauguração em outubro de 2021, já foram feitas doações de obras dos mais variados temas ao acervo. “Inauguramos o espaço com 200 livros. De lá pra cá, já recebemos mais de 350 doações, inclusive de uma professora de outro estado”, conta.

 

Atualmente, o acervo conta com 550 livros. Apesar de não ser possível confirmar com exatidão o número de usuários que utilizam o espaço diariamente para ler, a iniciativa tem o apoio massivo dos colaboradores da instituição e as obras ficam disponíveis para todos os interessados. “É uma oportunidade de acesso aos livros de diferentes gêneros. No meu caso, me interesso muito pelos livros da área jurídica”, conta João Henrique Silva Moreira, vigilante patrimonial que atua no hospital.

Cê lia Projeto de leitura do HMMCC já recebeu mais de 350 doações de livros 5

João Henrique da Silva desfrutando do espaço de leitura.

Para Manoela Gonçalves Lisboa Lima, técnica em enfermagem do Célia Câmara, o projeto é um diferencial no ambiente hospitalar. “Foi o primeiro lugar em que trabalhei e vi esta iniciativa de incentivar os colaboradores à leitura. O HMMCC se preocupa em oferecer um ambiente propício ao aprendizado de excelência”, diz.

 

Quem desfruta do Cê lia também gosta do acolhimento proporcionado pelo espaço. “A leitura nos ajuda a desestressar e o espaço nos permite relaxar. É bem organizado e vale a pena visitar por conta de livros muito interessantes”, afirma a assistente de recepção Renata Lopes da Silva Santos.

 

De acordo com Kátia, antes do ‘cantinho’ de leitura, o lugar não tinha funcionalidade e o projeto não gerou custos ao hospital. “Foram reaproveitados prateleiras e móveis que estavam alocados em outros setores, sem serventia, ou seja, conseguimos desenvolver um projeto que beneficia os nossos colaboradores e maximizar recursos físicos”, finaliza.

Cê lia Projeto de leitura do HMMCC já recebeu mais de 350 doações de livros 2Renata Lopes com o livro do 'Cê lia'.

 

Como contribuir com o Cê Lia? 

Qualquer pessoa pode doar ao acervo do projeto, para isso, basta entregar os livros na sala da Gestão da Qualidade do HMMCC. As obras são carimbadas com o nome do doador e colocadas à disposição no espaço Cê lia, localizado no corredor da área administrativa da maternidade. Quem se interessar por algum exemplar pode ler a qualquer momento e/ou levar para a casa, fica a critério do leitor a devolução do livro. 

 

Por Jéssica Valerio
Edição de Monique Pacheco
comunicacao@fundahc.com.br

Categorias: Notícias Principais